Como melhorar o desempenho do seu website

Otimização, Links Patrocinados e Social Midia alavancando sua presença na web

 Se tem uma coisa que todo empresário concorda é que: se sua empresa não está na web, então ela sequer existe.

Estar presente na web já deixou de ser oportunidade para virar necessidade faz algum tempo. Algum tempo sim, porque na web tudo acontece muito, muito depressa. E isso é bom, porque traz consigo um leque de oportunidades e uma inovação tremenda. Mas é ruim pra quem entrou atrasado nessa dança, ou cujos passos tem dificuldade em acompanhar tamanha rapidez.

Enquanto na vida offline, as empresas se preocupam em ter os melhores produtos, o espaço mais visível ou as vitrines mais atrativas, na web, isso tudo funciona um pouco diferente. Na web, é como se o site de cada empresa fosse um quarto sem janelas, sem placas, sem nada. Ter um website é ter esse quarto. Mas, ninguém se interessa de entrar ali sem saber o que vai encontrar, ou, pior, se nem souber de sua existência. É preciso colocar placas.

Sim, é possível colocar placas na web. Talvez possamos chamá-las de placas digitais. (Podemos?) E que serão feitas para olhos, também, digitais. Esses olhos são os buscadores, as mídias sociais, os portais de conteúdo, os sites relacionados ao ramo de sua empresa. Os olhos digitais estão onde o cliente digital está. Afinal, em que outro lugar poderia estar os olhos do cliente, senão acompanhando eles próprios?

Colocar placas em todos esses lugares não é tarefa fácil, mas é crucial se você pretende sobreviver nesse grande universo digital.

Marketing Digital

As placas reluzentes na web são baseadas em estratégias de SEM, que nada mais é que o marketing em formato digital. Isso envolve técnicas de otimização (SEO), cujo objetivo é melhorar toda a estrutura da programação e dos textos presentes no site, para que sejam facilmente rastreados pelos mecanismos de busca.

Também compõem o SEM, as campanhas de links patrocinados (PPC), que são aqueles anúncios que aparecem em destaque, geralmente ao lado direito, ou logo abaixo da caixa de pesquisa, nos sites de busca. Esses anúncios são pagos e possuem uma formatação pré-estabelecida pelo Google. São bastante eficazes para quem pretende alavancar as vendas rapidamente.

Tanto o SEO quanto o PCC são baseados em palavras-chave, levantadas de acordo com o produto ou serviço de cada empresa, e também de acordo com a forma que o cliente daquela empresa costuma procurar por esse produto ou serviço em sites como o Google. Apesar de toda essa preocupação em ter um site restreado pelos buscadores, é preciso lembrar que o site é feito para o cliente, para pessoas e não simplesmente para robôs de busca.

Além disso, dependendo da área de atuação de sua empresa, é possível e interessante trabalhar a otimização em mídias sociais (SMO), que é atuar e acompanhar resultados de sua empresa em sites como Twitter, Facebook, LinkedIn, etc.

Há uma taxa bastante significativa de pessoas que utiliza esses meios, e eles possuem idades bastante variadas. Se você pretende invistir nisso, não deixe de verificar se seu público se encaixa realmente em algum desses perfis e se sim, em qual ou quais deles.

O marketing digital realmente ajuda a alavancar seu website, mas é importante que todos os processos estejam direcionados corretamente ao seu consumidor final. É essencial que a mensagem, a placa reluzente, seja vista com curiosidade e admiração por ele. Ela é o seu cartão de visitas, que poderá despertar, ou não, o interesse do seu público em conhecer a empresa, neste caso, em sua versão digital.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: